A Estação Rodoviária de Lajeado foi fundada em 1940 por Nilo Oscar Kieling, que a instalou na Av. Benjamin Constant, 230.
Já em 1941, meses depois da inauguração oficial de uma estação rodoviária em Lajeado, aconteceu a primeira transferência, mudando o número, de 230 para 342, mas não a rua.
A terceira rodoviária, nascida, aproximadamente, um ano e meio depois da segunda, situava-se na Rua Borges de Medeiros, 345. Este endereço, por sinal, precisou de autorização através de um despacho do DAER, assinado pelo engenheiro Leo Acauan Madeira, chefe da seção de Tráfego da empresa pública, cujo requerimento protocolado sob o nº. 4735, de 15 de março de 1943, fazia a solicitação para fazer a mudança de endereço.
No ano de 1968 a rodoviária de Lajeado mudou-se para o seu quarto endereço, a Avenida ACVAT (Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari), número 157, no bairro Americano, próximo à antiga fábrica de cigarros Souza Cruz.
Em 03 de outubro de 1984, requer aprovação de local para construção da Estação Rodoviária. Os Arquitetos Cláudio Bergesch e Juraci Nicaretta e o Engenheiro César Garcia elaboram o projeto de construção, e em 10 de julho de 1986 o DAER concede dois anos para a construção e conclusão das obras. Um desafio gigantesco e inescapável.
Os grandes desafios foram construir 5.000 m² de área sem ter dinheiro, arrumar 5.000 metros cúbicos de aterro e conseguir os acessos à rodovia RS–130.
Dentro de um planejamento estratégico para o futuro, a atual estação rodoviária de Lajeado apresenta um total de 21 boxes e foi projetada para agüentar os anos e cessar as mudanças repentinas de endereço.
Segundo o diretor da concessionária, Nelson Noll, o terminal rodoviário tem condições de atender as comunidades lajeadense e dos municípios vizinhos por, pelo menos, mais 20 anos sem ser obrigada a deixar o lugar em que se encontra. Seu movimento de venda de passagens é de 40 mil passageiros/mês e nela transitam 70 mil pessoas mensalmente, o equivalente à população do município.
A rodoviária de Lajeado foi simplesmente a primeira do interior do Estado a operacionalizar o sistema de venda de passagens de ida e volta, inaugurado no dia 02 de abril de 2002.